Seminovos e usados

EM TENTATIVA

Pessoal

Mora no Rio de Janeiro. Carioca adotivo, faz umas coisas por aí e já quis escrever com alguma disciplina, razão de ser desse blogue.

A Foto

No cabeçalho do blogue são três britânicos vasculhando os destroços da biblioteca de Holland House, em Londres, outubro de 1940, após bombardeio alemão. Nove em cada nove espíritos elevados concordam que entre uma bomba e outra há sempre espaço para uma flûte de champagne, um passeio de olhos em prateleiras repletas de livros e uma boa leitura. Sem dúvida.

Escreva-me

dpedra @gmail.com

Últimos Posts

Leio

Powered by Blogger

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

.

segunda-feira, dezembro 20, 2004

RAIVA

- Lembra quando éramos crianças e nos jogos de futebol você gritava em campo comigo pelo puro prazer de me fazer chorar?
- Isso foi há muito tempo...
- Eu sei quanto tempo faz! Eu sempre sei quanto tempo faz! Sou eu quem está falando aqui, entendeu?
- Entendi.
- E das aulas no liceu, você se lembra? Eu passava sozinho o recreio, sem amigos. Tudo o que eu queria era comer meu lanche em paz e retornar para a sala de aula para que e a manhã terminasse bem. Mas dia sim, dia não, você e seus amigos faziam troça de mim, roubavam meu lanche e me obrigavam a engraxar seus sapatos. Eu também não esqueci disso.
- Eu era muito novo...
- Quieto! Quando você começou a namorar, fazia questão de me usar para impressionar as garotas que queria conquistar, me obrigando a servir de escravo para elas. Eu só fui ter coragem de convidar uma menina para sair comigo quando já tinha vindo estudar na capital.
- Eu já pedi desculpas por tudo isso e...
- Eu ainda estou falando! Eu posso falar a manhã toda, na verdade. Posso desfiar um rol de misérias com as quais você polvilhou minha vida. Mas não vou perder meu tempo aqui lembrando das suas canalhices, como aquela vez em que currou minha namorada, ou quando pediu emprestado o dinheiro da poupança para a faculdade do Pedrinho e nunca pagou, nem mesmo a vez em que usou meus documentos para dar aquele golpe na praça e eu acabei preso em seu lugar, cumprindo pena de um ano e três meses.
- Eu não tenho sido um bom irmão, eu sei...
- Já falei para ficar quieto! Não entende o que é ficar quieto? Ficou burro depois de velho? O que eu vim mesmo dizer para você é que não passa um dia sem que eu pense que você merece estar paraplégico, entrevado nessa cadeira, broxa, aqui nesse asilo de quinta categoria. Às vezes eu acho até que é pouco. Pouco! Ouviu? Muito Pouco! Por isso é que eu vim aqui hoje. Para dizer tudo isso. E tem mais...
- Pode dizer. O que quiser.
- Que essa porcaria de baralho é meu e só pega o morto quem tiver canastra limpa! Entendeu? Canastra limpa! Agora corta! Mas com a mão direita. A mão direita!